Pagar dívidas é uma das melhores maneiras de alcançar a estabilidade financeira em sua vida. E se você vive de salário em salário, pagar dívidas também pode ajudá-lo a sair dessa situação.

Depois de se livrar das dívidas, você não precisará mais se preocupar em fazer pagamentos mensais. E, eventualmente, você não terá que sacrificar uma quantia substancial de dinheiro do seu salário.

Resumindo, você pode se concentrar no seu bem-estar financeiro e começar a atingir seus objetivos. Porque agora você pode deixar de lado os fundos que usou para desembolsar para pagar dívidas. Mas todas essas coisas podem acontecer se você também seguir bons hábitos financeiros depois de pagar suas dívidas.

Vamos dar uma olhada.

Seguindo um orçamento realista

Você pode considerar um orçamento realista como o trampolim para uma vida financeiramente estável. Planejar um orçamento pode ajudá-lo a criar um plano de gastos adequado. E, assim, você pode evitar gastos excessivos e se concentrar nas necessidades de sua vida.

Você pode tentar o sistema de orçamento de envelope para organizar melhor suas finanças. Neste método, você precisa alocar fundos para diferentes categorias de despesas em envelopes diferentes. E certifique-se de gastar dinheiro apenas nas categorias designadas.

Se você seguir estritamente esse método de orçamento, ele poderá ajudá-lo a manter suas finanças sob controle.

Confira esses lindos itens para impressão de orçamento para começar!

Economizando dinheiro para dias chuvosos

UM O relatório da CNBC mostra que apenas cerca de 40% das pessoas no nosso país podem arcar com uma despesa inesperada de 1.000 dólares. Portanto, por outras palavras, a maioria deles não tem poupanças suficientes para cobrir despesas repentinas, como visitas a urgências, reparações de automóveis, etc. Eventualmente, podem tender a contrair empréstimos com juros elevados para cobrir estas despesas. E, em última análise, podem acabar por cair na armadilha da dívida.

Portanto, você deve constituir um fundo de emergência que inclua suas despesas de pelo menos 5 a 6 meses. Você pode guardar uma certa quantia de dinheiro todos os meses para os dias chuvosos. Gradualmente, você poderá acumular uma quantidade substancial de fundos de emergência.

Com isso, caso você enfrente algum tipo de emergência, não precisará recorrer às suas economias ou contratar um empréstimo para cobrir as despesas necessárias.

Usando cartões de crédito com sabedoria

Usar cartões de crédito é uma das maneiras mais fáceis de aumentar sua pontuação de crédito e também obter um bom dinheiro de volta e pontos de recompensa. Mas você precisa ter certeza de que está usando seus cartões de crédito com sabedoria.

Por exemplo, tente pagar o valor total do saldo devedor, de preferência dentro da data de vencimento. Dessa forma, você não terá que efetuar nenhum pagamento de juros. E sua pontuação de crédito aumentará, pois seu histórico de pagamentos será positivo.

Além disso, não cobre em seus cartões de crédito valores muito altos que você não pode pagar. Isso o tornará vulnerável a cair na armadilha da dívida. E sua pontuação de crédito pode ser afetada à medida que seu índice de utilização de crédito pode aumentar.

Automatize seus pagamentos

Errar é humano e você pode se esquecer de fazer os pagamentos em dia. E por causa disso, você pode ter que desembolsar uma quantia substancial de dinheiro para pagar multas por atraso. E se você atrasar os pagamentos, isso pode afetar sua pontuação de crédito.

Por exemplo, um O relatório do Business Insider revelou que as taxas atrasadas de cartão de crédito estão custando mais de US$ 3 bilhões para as pessoas em nosso país.

Portanto, se você mudar para o pagamento automático, não precisará se preocupar com as datas de pagamento de suas contas. Ao contrário de antes, você não terá que sentar e pagar cada uma de suas contas manualmente. Ele será retirado automaticamente da sua conta.

Lembre-se de que pagar suas contas em dia é um bom hábito para evitar o acúmulo de dívidas. E garantirá que seu histórico de pagamentos permaneça positivo e que você também notará uma melhora em sua pontuação de crédito.


Portanto, o resultado final é que leva tempo para desenvolver bons hábitos financeiros para saldar dívidas e sair da situação. Portanto, depois de se livrar das dívidas, não quebre esses bons hábitos. Você deve manter alguns desses hábitos que discutimos acima para administrar melhor seu dinheiro e se tornar financeiramente livre em sua vida.


Bethaine Parker é redatora de conteúdo e blogueira, especializada em finanças pessoais. A curiosidade em aprender coisas novas é uma paixão e essa curiosidade aliada à experiência fizeram dela uma consultora financeira. Ela está associada a dívidaconsolidationus.org onde ela compartilha seu conhecimento através de seus escritos. Você pode encontrá-la no Twitter @BetaínaP.