Dicas simples e eficazes para viver um estilo de vida mais econômico.
Fazer uma revisão financeira completa pode ser extremamente cansativo. Há muita coisa que precisa mudar e pode ser frustrante quando você sente que é a única pessoa em seu grupo de amigos ou família que realmente se importa.
Porque quando você começa a tentar cortar gastos, eles continuam a sair para comprar matcha lattes ou aparecer com uma nova e fofa compra online.
Mas eu prometo a você, aprender a viver um estilo de vida mais frugal vai te deixar muito mais feliz. Porque embora sua irmã ou seu bom amigo pareçam estar se divertindo, garanto que eles também vivem com dificuldades financeiras. Além disso, você pode servir de bom exemplo quando se trata de controlar seus gastos.
Então, se você deseja viver uma vida financeiramente mais saudável e frugal, aqui estão algumas dicas e ideias que o ajudarão a começar.
1. Faça uma auditoria de estilo de vida
Reserve algum tempo hoje ou esta semana para fazer uma auditoria simples de estilo de vidae descubra onde você está morando além de suas possibilidades.
Nota lateral: Isso provavelmente terminará com você fazendo um orçamento.
Portanto, procure maneiras de gastar demais em mantimentos, contas mensais, produtos de higiene pessoal e até mesmo taxas de juros se estiver pagando dívidas de cartão de crédito.
E então procure o que não é necessário e onde você pode reduzir. Portanto, pode ser a frequência com que você toma café com amigos, faz compras on-line, pede UberEats ou faz assinaturas on-line aleatórias.
Em seguida, estabeleça uma meta de vida econômica para si mesmo. Portanto, isso poderia ser “Quero economizar $ 600 todos os meses” ou “Quero pagar minha dívida de cartão de crédito de $ 5.000 em 7 meses”. Isso o ajudará a descobrir o que é realmente importante para você e o que deseja eliminar do seu estilo de vida atual.
2. Seja honesto com seus amigos sobre seu orçamento
Seja honesto sobre seu orçamento com os amigos para que eles realmente entendam por que você não sai para comer com eles com tanta frequência. Se eles forem realmente bons amigos, então eles entenderão.
Além disso, isso o ajudará a manter seu orçamento e a não fazer concessões para passeios que você pode pagar atualmente.
3. Compre roupas de qualidade
Comprar roupas de qualidade não significa comprar roupas de grife. Significa apenas gastar mais dinheiro em peças de alta qualidade que durarão mais do que aquela camisa de US$ 9 que se desgastará após algumas lavagens.
Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa antes de comprar uma marca específica e entender quais materiais procurar.
4. Cuide de suas roupas
Depois de ter roupas de melhor qualidade, agora você precisa mantê-las para que durem o máximo possível.
E você pode fazer isso de duas maneiras:
- Tenha roupas em casa. Podem ser moletons ou qualquer coisa com a qual você goste de relaxar. Mas isso ajuda seu guarda-roupa a durar mais, em geral, já que você não o usará tão rápido.
- Aprenda técnicas simples para manter seus sapatos e roupas. Isso pode ser tão simples quanto formar bons hábitos sobre como lavar suas peças, aprender um tipo específico de ponto ou até mesmo como pendurar seus suéteres. E se você quiser mais ideias, aqui estão algumas truques com roupas você pode aprender.
5. Faça o método de espera de 2 semanas
Sinceramente, adoro esse método quando se trata de conter compras por impulso.
Se eu vir algo que realmente me atrai, esperarei pelo menos duas semanas para ver se ainda quero fazer a compra. Isso me impediu de fazer compras emocionais e me economizou um bom dinheiro.
6. Encontre maneiras de se exercitar que não incluam academia
Existem tantas maneiras divertidas de se manter ativo que não incluem a academia.
Pode ser caminhar por belos caminhos, andar de bicicleta por partes bonitas de uma cidade ou fazer sessões de pilates no YouTube em casa.
7. Comece a descobrir quais alimentos você pode cultivar facilmente
Cultivar seus próprios alimentos pode ser uma ótima maneira de cortar custos no supermercado. Mas o que você cultiva definitivamente depende de onde você mora.
Então, se você mora em um apartamento, isso pode significa que você está comprando ervas e pimentões que guarda em potes perto da janela. Se você mora em uma casa pequena com um pouco de espaço no quintal, você terá um pouco mais de liberdade para cultivar coisas como abobrinha ou tomate. E, claro, se você tiver uma casa de bom tamanho, a única restrição real será o seu comprometimento com o clima e o tempo.
E se você quiser um pouco de ajuda quando se trata de cultivar seus próprios alimentos, aqui estão algumas dicas úteis truques de jardinagem você pode tentar.
8. Mantendo sua casa
Manter o controle de sua casa pode realmente economizar dinheiro. Se você está mantendo seu espaço, isso significa que você está cuidando adequadamente de seus eletrodomésticos ou limpando rapidamente uma mancha potencial para não ter que gastar dinheiro em um limpador caro.
9. Descubra o que você gosta de fazer do zero
No ano passado percebi que gostava de fazer minhas próprias massas e bolinhos caseiros. Foi divertido e, embora também fosse um processo, foi muito gratificante gostar de algo que fiz.
E isso pode significar muitas coisas diferentes para você, mas você só precisa testar.
Então você pode gostar de fazer seu próprio macarrão, mas também pode gostar de fazer seu próprio pão de massa fermentada, kombuchá, iogurte ou até mesmo granola.
Basta fazer uma lista e começar a descobrir o que te faz feliz e o que também vai te ajudar a viver uma vida mais frugal.
10. Gaste mais com café
Adoro tomar um bom café em uma boa cafeteria. Mas se estou tentando ser mais econômico, então aprenderei a fazer um bom café com uma prensa francesa ou uma cafeteira moka é o que farei.
E isso também significa que precisarei comprar um café de melhor qualidade, para não ficar tentado a ir àquela cafeteria de terceira onda na mesma rua. Porque embora você possa ter um bom método de preparo do café, se o café em si for de baixa qualidade, não vai melhorar muito.
Portanto, embora isso possa parecer contra-intuitivo, você economizará uma boa quantia de dinheiro no longo prazo.
11. Descubra onde você pode usar menos
Percorra sua casa e seus pertences e descubra onde você pode usar menos e economizar dinheiro.
Portanto, podem ser coisas como pasta de dente, detergente para roupas ou saboneteira. As pessoas tendem a usar muito mais do que realmente precisam.
Você também pode:
- Reduza os produtos de papel limpando com panos reutilizáveis ou usando guardanapos de pano ao comer.
- Use menos eletricidade conectando o máximo de eletrônicos possível em filtros de linha e desligando-os quando não os estiver usando. Muitos dispositivos consomem energia “fantasma” mesmo quando desligados.
- Estique seu sobras de maneiras criativas, como fazer seu próprio caldo de osso, guardar restos de vegetais para o caldo e transformar pão amanhecido em croutons. E se você quiser mais ideias, aqui estão algumas maneiras criativas de reduzir desperdício de comida.
- Vista novamente suas roupas pouco usadas ou apenas pendure os itens para arejar entre os usos, para que você não precise lavá-los com tanta frequência (economizando energia, água e detergente).
- Compartilhe contas de streaming com sua família ou amigos.
- Agrupe suas tarefas para que você possa usar menos gás e tempo.
- Reaproveite recipientes antigos como potes de vidro para guardar a despensa, potes de velas para pincéis de maquiagem ou recipientes para viagem para preparar refeições semanais.
12. Concentre-se em cuidados preventivos
Cuidar da sua saúde é muito importante em muitos níveis. Mas como estamos focados em viver de forma mais frugal, focarei apenas no aspecto financeiro.
Não ignorar os problemas de saúde, viver um estilo de vida saudável e praticar a manutenção corporal adequada realmente economizará muito dinheiro agora e no futuro.
Na verdade, conheci alguém que adiou o atendimento odontológico por anos pensando que estava bem e acabou tendo que gastar milhares para reparar seus dentes. Então tome as medidas necessárias para cuidar de si mesmo agora para que você não se arrependa no futuro.
Grace Moser é autora e fundadora de Chasing Foxes, onde escreve artigos para ajudar mulheres a criar uma vida que amam em grandes e pequenas formas. Ela viaja em tempo integral desde 2016 e adora compartilhar suas experiências e explorar o mundo com o marido, Silas. Seus conselhos sobre estilo de vida e viagens também podem ser vistos em sites como Business Insider, Glamour, Newsweek, Huffpost e Apartment Therapy.










